sexta-feira, 20 de julho de 2007

GRIPE CANINA


A traqueobronquite infecciosa canina também conhecida como gripe canina ou "tosse dos canis" é uma doença aguda altamente contagiosa transmitida pelo ar ou contato direto com animais infectados. Acomete o sistema respiratório dos cães produzindo crises semelhantes às dos humanos.

Apesar de ser mais frequente no inverno, cães adultos e filhotes estão sob o risco o ano todo. Os primeiros sintomas costumam aparecer entre o 3 e 10 dia após infecção, podendo persistir por até 4 semanas. O diagnóstico é clínico, baseado nos sintomas e no histórico do animal.

Complicações respiratórias como a pneumonia bacteriana secundária podem ter origem na traqueobronquite infecciosa canina quando não previnida ou tratada.

A preveção é feita por programas completos de vacinação acompanhados por vermifugação rotineira e boa alimentação.

Veterinária Animal.

3 comentários:

MINHASMEMORIASPENIANAS disse...

fala pirua!adorei o blog!muito bom!beijos, estou me organizando para te fazer uma visita e ajudar com o pouco que sei de internet pra você por as fotos!beijao.

Veterinária animal disse...

Olá Mari!!!! Valeu !!! Vc, hein... tá igual político promete, promete e nada!!! Rsrs. Realmente preciso de um auxílio seu!! Bjs para vc e para Marilis (adorei as fotos q vcs mandaram). beijuussss.

MINHASMEMORIASPENIANAS disse...

Pode deixar aparecerei o mais breve possivel!!!!rsrsrs. beijos.